Micha Lelé

sexta-feira, 22 de julho de 2011


Nosso Espaço - Pílula do Dia Seguinte

0


A chamada "pílula do dia seguinte" é um método anticoncepcional de emergência. Deve ser tomada apenas quando o método contraceptivo escolhido falhar.
Existem dois tipos de pílula do dia seguinte: dose única e a outra vem com dois comprimidos (um ingerido logo após a relação e outro após 12 horas).
Seja qual for o tipo, deve ser usado no máximo 72 horas após a relação sexual. Quanto mais tempo demorar, menor será a eficácia. Devido a alta dose de hormônio do medicamento, aumenta o risco de efeitos colaterais.

até 24 horas depois da relação as chances de evitar a gravidez são de 95%;
de 25 a 48 horas depois da relação a eficácia diminui para 85%;
de 49 a 72 horas depois sua eficácia cai para menos de 50%.


A pílula funciona como um abortivo?
Não. Ela age antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Caso o ovo já esteja implantado, ou seja, já tenha iniciado a gravidez, a pílula não tem efeito algum.

Mecanismo
O mecanismo principal da pílula de emergência é evitar a ovulação da mulher e impedir que o espermatozoide chegue ao óvulo.

Efeitos colaterais
O mais frequente é a alteração no ciclo menstrual e do tempo de ovulação. Além disso, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, náuseas e vômitos são sintomas comuns. No caso de vômito ou diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão, a dose deve ser repetida. Quem tem organismo sensível a medicamento e está tomando a pílula com indicação médica deve pedir a indicação de um remédio contra enjoos para tomar ao mesmo tempo.

Cada vez que a mulher se expõe ao sexo desprotegido, ela corre o risco de engravidar e contrair DST. E mesmo tomando essa pílula é possível engravidar, pois como todo método, há risco de falha.


Meninas, já conversei com duas ginecologistas maravilhosas,

Dra. Kátia Serra
AV. OLEGARIO MACIEL, 570/301
BARRA DA TIJUCA
RIO DE JANEIRO
Tel.:2495-1320

Dra. Regina Rocco (PHD)
R. SEN. DANTAS, 117/1907
CENTRO
RIO DE JANEIRO
Tel.:2220-3546

E elas me disseram que esse tipo de método contraceptivo só deve ser usado em último recurso, pq jogamos dentro dá gente uma dose de hormônios muito alta. Portanto, temos q sempre dar prioridade a camisinha e anticoncepcional (pilula, diu, camisinha feminina) e etc...

Vamos cuidar cada vez mais da gente?! Já vimos que nós mulheres viemos para mostrar que temos realmente direito a tudo, o direito de igualdade, então mostremos que tbm tomamos a decisão sábia de quando e onde queremos ser mãe! Vamos tomar juízo, heim!?

Beijusssssss

0 comentários: