Micha Lelé

quinta-feira, 22 de novembro de 2007


Voces Conhecem???? Já ouviram falar????

0


ALIMENTO, MEDICAMENTO E COSMÉTICO



Imensurável é a riqueza contida na biodiversidade de nossa floresta Amazônica. Prova disso é o MANÁ CUBIU, também conhecido como CUBIU, TOPIRO, COCONA, TOMATE DE ÍNDIO, ORINOCO APPLE E PEACH TOMATO.

Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada a séculos pelos índiospré-colombianos o MANÁ CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelos Cientistas e Pesquisadores Professores Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e Dra. Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, e há 25 anos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Ministério da Ciência e Tecnologia), estudos e pesquisas financiadas pelo PPG-7/FAO/ONU.

Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela) o MANÁ CUBIU pode ser considerado uma fruta medicinal pois combate fortemente o COLESTEROL, TRIGLICERIDES, ANEMIA, DIABETES, PRESSÃO ALTA, ENXAQUECA, DEPRESSÃO, ÁCIDO ÚRICO, além de ser DIGESTIVO, DIURÉTICO E TÕNICO SEXUAL.

Sem que nenhum estudo científico tenha sido realizado a respeito até o presente momento, sabe-se que os índios peruanos WAONRANI utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha bem como seu suco é utilizado para dar brilho e revitalizar os cabelos.

A Estação Experimental Santa Luzia é mundialmente pioneira na produção em escala comercial de frutos, sementes, mudas matrizes e extrato seco em pó liofilizado em capsulas, tendo já separado 3 variedades da planta e fruta com excelente potencial genético, a saber:

Santa Luzia (redondo)
Thais (comprido com pontas arredondadas)
Moschet (redondo estrelado)

As duas primeiras demonstraram serem as mais produtivas. 6.000 plantas de MANÁ CUBIU podem ser cultivadas em 1 hectare podendo produzir de 30 a 60 toneladas de frutos.




O MANÁ CUBIU batido em liquidificador com água, leite ou associado com outras frutas com açúcar ou adoçante, produz um suco delicioso e sabor único. 10 quilos da fruta produz 7,5 litros de suco puro, além de ser ótimo para doces, geléias, compota, bolos e sorvetes. Pode ainda ser utilizado em caldeirada de peixe, frango ou carne vermelha.

Refogado em azeite acrescenta sabor especial na pizza de mussarela e atum. Pode ser acrescentado ao vinagrete do churrasco e da feijoada. Por possuir um forte apelo medicinal, o MANÁ CUBIU apresenta-se como uma nova opção dentro da agricultura brasileira, o que vem despertando forte interesse pelas indústrias de sucos, doces, laboratórios farmacêuticos e de cosméticos.

Além da NIACINA o MANÁ CUBIU é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C e PECTINA, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias além de combater o diabetes.


DA UTILIZAÇÃO NUTRACEUTICA DO MANÁ



O suco puro é utilizado pelas populações tradicionais do Amazonas Brasileiro, Peruano e Colombiano para controlar colesterol, diabetes, excesso de ácido úrico e outras enfermidades causadas pelo mal funcionamento do fígado e dos rins (Salik. 1987). O Maná-Cubiu é recomendado na dieta de pacientes hipercolesterolémicos e Hiperglicémicos (Yuyama et. Al. 1997). ...”

Extraído do MANUAL TÉCNICO (em espanhol) resultado do Tratado de Cooperação Amazônica, financiado pela FAO, entre Brasil e Venezuela, Realizado pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonia, Editado em 1.998, pagina 75, de Autoria do Cientista e Pesquisado Prof. Dr. DANILO FERNANDES DA SILVA FILHO.


Gentem, é tanta coisa q lançam de novidade na internet ou será q eu q descubro depois?! Fiquei interessada nesse produto, meu marido tem diabetes e anda a 290... um saco isso... Claro q ele tem q mudar muita coisa, mas se tiver um aliado natural sem contra indicação para ajudar, né! Eu adoro... Alguém já ouviu falar desta fruta?!

0 comentários: